Ubuntu


No dia 8 de julho de 2005 Mark Shuttleworth e a empresa Canonical Ltd anunciaram a criação da Fundação Ubuntu e providenciaram um suporte inicial de dez milhões de dólares e sua finalidade é garantir apoio e desenvolvimento a todas as versões posteriores a 5.10.
É um Sistema Operacional de código aberto baseado no Debian e construído em volta do núcleo Linux sendo hoje o código aberto mais popular do mundo.Sua proposta é oferecer um sistema operativo onde qualquer pessoa independente de nacionalidade,nível de conhecimento ou limitações físicas possa utilizar sem dificuldades.Esse sistema deve ser construído totalmente de software livre e gratuito e sem qualquer taxa .
Sua diferença em relação ao Debian é que é lançado semestralmente e disponibilizar de suporte técnico nos dezoitos meses seguintes ao seu lançamento,de cada versão (excessões das versões LTS -Long Term Support) e na filosofia em torno de sua concepção.É Patrocinado pela Canonical Ltd.

Os usuários ou a Comunidade Ubuntu se ajudam mutuamente sem distinção de novatos ou veteranos e qualquer informação que possa ajudar deve ser compartilhada,independente de quem quer que seja e nível de dificuldades.Esse sistema está em primeiro lugar no Distrowatch que é uma página especializada em catalogar o desempenho e uso dos vários sistemas operativos com núcleo Linux .
É uma distribuição sul-africana e como já citado antes é baseada no GNU/Debian então todo pacote que funcionar no Debian funcionará no Ubuntu,a sensação do momento.